Saúde Pélvica

Dia Mundial da Incontinência Urinária

 

Na data de 14 de Março é marcado o Dia Mundial da Incontinência Urinária, uma patologia muito mais comum do que se imagina.
Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia a incontinência urinária atinge 35% das mulheres após a menopausa, 40% das gestantes e 5% dos homens, que neste caso são indicados a cirurgia de retirada de próstata.

O que causa Incontinência Urinária?

O médico João Amaro, da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo alerta que a maioria dos casos são causados pelo enfraquecimento e excesso de pressão excercida na área pélvica. Situalçoes simples como levantamento de peso, tossir, espirrar, comportamento sexual ou parto contribuem pouco a pouco para o enfraquecimento dos músculos da vagina e pênis. Outros casos são definidos a bexiga hiperativa.

Como Tratar e Prevenir?

Basicamente se trata como o reforço da região pélvica. Existem muitos exercícios que podem ser recomendados, como o Pompoarismo para mulheres, que consiste em exercícios que fortalecem a musculatura pélvica, aumentando o controle. A prática ajuda inclusive na parte sexual, pois proporciona a mulher maior conhecimento e controle sobre a própria vagina.

Você pode se interessar por...